Na astronomia equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) + nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite têm a mesma duração.
Para aqueles que honram a natureza este é o dia de ação de graças - quando honramos o Sagrado Masculino e o Sagrado Feminino em equilíbrio. Apesar de um grande número de pessoas não ter mais uma experiência profunda do ciclo da Natureza e dos detalhes envolvendo o cotidiano a cada estação em especial, como acontecia no passado, o Equinócio de Março/Ano Novo Zodiacal tem uma importância cósmica enorme, porque a Natureza renasce, o Norte e o Sul do planeta se equivalem energeticamente e a vida se renova.
Muitos reconhecem este período como uma época de grande tensão psíquica e devemos tirar proveito dessa fase já que os períodos equinociais são épocas quando o véu entre o visível e o invisível fica mais tênue, justamente por estarem em equilíbrio.
No Hemisfério Sul, com o Equinócio de Outono, à medida que as sombras aumentam, podemos ver as faces mais sombrias se aproximando.
Para muitos, esse rito honra a velhice e a aproximação do inverno.
Este dia representa o rapto de Perséfone por Hades e sua descida ao submundo. Simboliza nossa viagem espiritual que deve ir até a escuridão para despertar nossa luz.
É momento de refletir e meditar.
Esta é a época perfeita para começar a fazer as economias, definindo o quanto pode guardar ou "estocar" para os meses de inverno que se aproximam.
A começar por tomar cuidado para não perder tempo à toa e para ser seletivo com relação aos projetos e problemas que pretende abordar.
Também é costume retirar um tempo para dar uma atenção à casa física, como consertar objetos estragados, restabelecer os estoques ou simplesmente fazer uma faxina.
No Hemisfério Norte o Equinócio de Primavera vem trazendo uma época de renovação, tanto para a natureza quanto para a humanidade.
É o período de regar os jardins - interno e externo - cuidar do processo de renascimento. O palco está montado e muitos cenários são possíveis. Na verdade, existem muitas possibilidades disponíveis para se experimentar.
São esses pontos de escolhas inumeráveis que determinarão o mundo em que se quer viver.
Mas o importante é que se tenha Consciência dos ciclos da Natureza e comemore, vibre com a mudança, em grupo ou só, faça um almoço, um jantar ou caminhe num parque... Sempre com Consciência das mudanças que a Mãe Natureza nos proporciona com seus ciclos, nos dando chance de novos começos!
Nesse dia devemos nos integrar conscientemente à "Mãe Terra" que todo ano renova seu ciclo de nascimento e ressurreição.
Lília Palmeira - 2017, 2019.
Livros diversos sobre assuntos diversos.
Mas, em Khrestérion, sempre voltados para o seu
Clique no link e ache os seus.
Perfeito mô. Exatamente isso, cuja palavra chave é EQUILÍBRIO. 😊