Com a entrada do Sol em Áries comemoramos a Primavera Cósmica, mesmo que o equinócio seja de Primavera apenas para o Hemisfério Norte, enquanto que, no Hemisfério Sul, inicia-se o Outono.
A escolha do dia 1º de Janeiro como primeiro dia do calendário e data inicial do ano civil, é uma mera convenção social. A Astrologia, como “relógio qualificador do tempo” nos diz que é no Equinócio de Março, com o Sol em Áries, que, realmente, se inicia uma nova jornada. É quando, então, as estações e as energias se alinham proporcionando o início do Ano Astrológico.
Veja também: equinócio de março
Com a entrada do Sol em Áries comemoramos a Primavera Cósmica, mesmo que o equinócio seja de Primavera apenas para o Hemisfério Norte, enquanto que, no Hemisfério Sul, inicia-se o Outono.
É que o signo de Áries está associado ao conceito do grande impulso e por isso à Primavera. Importante ressaltar que a palavra “primavera” vem do latim “primus + veritas” (= primeira verdade).
Assim, é Áries, o primeiro signo na primeira casa do Zodíaco, que dá início às jornadas da vida. Representa o nascimento, o começo, o novo e é, portanto, a primeira verdade expressa pelo sagrado círculo do Zodíaco.
Zodíaco - Áries by Johfra Bosschart
Astrologia
Áries é o primeiro signo do zodíaco, regido pelo elemento fogo e pelo planeta Marte (Ares), que está relacionado à nossa ação, às nossas batalhas.
Por sua vez rege a casa 1 no Mapa Astral, relacionada à forma de agir, ao impulso, ao ego, à expressão da alma, ao potencial.
A entrada do Sol em Áries traz o foco aos interesses individuais.
O senso de individualismo se faz presente para buscar a liberdade de agir por conta própria.
Como tudo na vida tem início, meio e fim, tudo que é novo está repleto de energia, e essa energia vai se esvair até ser totalmente devolvida ao universo e, novamente ressurgir. É necessário a energia de impulso para vir à luz, e ela continua a impulsionar a cada passo do caminho.
Os astrólogos dizem que a passagem do Sol por Áries anuncia quatro semanas bastante movimentadas. A influência desse signo torna a todos mais vitais, decididos, dispostos e combativos. Exatamente por isso os exercícios, e tudo o que estimula a agitar fisicamente, fazem bem. A capacidade de tomar iniciativas fica em alta e é possível impulsionar com entusiasmo tudo o que convém.
Como diz Joana Machado, do AstroGuia:
"A agressividade, quando usada de uma maneira construtiva, tira os obstáculos do caminho e nos fornece força para travar as batalhas necessárias.
É a energia ideal para tomar as atitudes fundamentais à realização daquilo que se almeja. Mas se utilizada de forma desordenada, prejudica mais do que ajuda… então, tome cuidado com atitudes impulsivas e impensadas!
A impaciência pode vir à tona, mas o verdadeiro guerreiro também alinha sua estratégia para agir com mais assertividade."
<<Permita-se desacelerar sem estagnar! Tomar atitudes mais centradas, liberando mágoas e raivas de forma construtiva, para que não atrapalhem seus projetos. Repensar desejos e prioridades, para dar início àquilo que realmente está em sintonia com a sua essência.
As máscaras caem e a verdade se revela.>>
~ Joana Machado ~
Mitologia
Áries está associado ao mito da busca do Velocino de Ouro, em que o herói grego Jasão organiza uma expedição composta por mais de cinqüenta dos maiores e melhores heróis da Grécia, entre eles, Hércules, Castor e Pólux, Peleu, Orfeu.
["Jasão e o Velocino de Ouro" - Óleo s/ Tela - por Cesar Morais.(2009)]
A bordo da nau Argo, os aventureiros, cognominados “Argonautas”, viajam até a Cólquida, na Ásia Menor, passando por mil peripécias para conquistar a pele de ouro do carneiro Crisômalos, filho de Netuno, que tinha poderes miraculosos. O leme da nau fora construído com madeira do bosque sagrado de Dodona, consagrado a Palas Athena, que lhe conferiu a capacidade de falar, guiando os navegadores.
<<A entrada do Sol em Áries inaugura, portanto, um ciclo
em que o Cosmos nos convoca à aventura,
ao arriscar-se, ao lançar-se.
E, durante a estada do Sol neste signo,
temos a mais propícia época para iniciar novos projetos, lançar novas sementes ou mesmo reativar velhos projetos que andavam meio adormecidos.>>
~ Haroldo Barros ~
Texto adaptado de enxertos de autores diversos.
Adaptação: Lília Palmeira - 2021
Comments