
Um mito (do grego antigo μυθος, translit. "mithós") é uma narrativa de caráter simbólico-imagético que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; dos objetos; das práticas de caça, pesca, medicina entre outros; do amor; do ódio; da mentira e das relações, seja entre homens e homens, homens e mulheres e mulheres e mulheres, humanos e animais; enfim, de qualquer coisa).
A mitologia é, assim, o Estudo de Mitos, ainda que o termo possa ser utilizado para se referir a um conjunto de mitos específico de uma Cultura. O estudo da mitologia é importante para a reconstituição da forma como determinado povo enxergava ou ainda enxerga o mundo.

Map of World Mythology by Simon E. Davies (clique aqui para ver uma versão maior)
Na tentativa de definir o mito, Mircea Eliade diz:
"Seria difícil encontrar uma definição do mito que fosse aceita por todos os eruditos e, ao mesmo tempo, acessível aos não especialistas. Por outro lado, será realmente possível encontrar uma única definição capaz de cobrir todos os tipos e todas as funções dos mitos, em todas as sociedades arcaicas e tradicionais? O mito é uma realidade cultural extremamente complexa, que pode ser abordada e interpretada através de perspectivas múltiplas e complementares. A definição que a mim, pessoalmente, me parece a menos imperfeita, por ser a mais ampla, é a seguinte: o mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do "princípio" (...)."
Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

O mapa da Árvore Evolutiva das Religiões por Simon E. Davies (clique aqui para ver uma versão maior)
O termo mitologia é frequentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como mitologia romana, mitologia grega, mitologia egípcia e a mitologia nórdica, que foram quase extintas, destacando a mitologia cristã que ainda hoje tem muitos devotos pelo mundo. No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns veem os panteões nórdicos e céltico como meras fábulas, outros os têm como religião.
Para o proposto aqui em Khrestérion a palavra mitologia é usada para se referir a histórias, que, enquanto podem ou não serem factuais, revelam verdades fundamentais e pensamentos sobre a natureza humana, através do frequente uso de arquétipos.
"Acho que é possível eficazmente argumentar
como uma questão de princípio que,
assim como 'biografia é sobre sujeitos',
assim mitologia é sobre deuses".
Wendy O'Flaherty
Lília Palmeira - 2017-2021
Comments