Originada na China e no Japão, a Lonicera caprifolium, planta mais conhecida como madressilva, é um arbusto que possui muitas ramificações, sendo quase impossível medir seu tamanho. Os seus ramos e suas folhas são verdes e possuem uma flexibilidade grande e, por vezes, é denominada de trepadeira.
Durante a primavera e o verão a planta floresce e solta seu perfume nos campos, com flores brancas que com o tempo adquirem uma cor amarelada.
Madressilva é uma espécie muito bonita e que dá origem à flores muito admiradas, tanto pela coloração quanto ao cheiro exalado. Desta forma, a planta pode ser usada em decorações de ambientes. No jardim, a plantação ocorre de maneira simples, uma vez que a maravilha não é exigente ao solo. O ideal é um ambiente com bastante sol e locais com muros, cercas ou pérgolas.
A madressilva pode também ser usada como *forrageira, e na apicultura como fonte de néctar e pólen.
Benefícios e propriedades da madressilva
Historicamente a madressilva tem sido uma planta muito apreciada e utilizada na medicina e na antiguidade era utilizada para curar infeções das vias respiratórias tais como a tosse, a asma, a gripe, a bronquite, constipações comuns ou mesmo a tuberculose.
Este uso é devido aos seus componentes naturais (carvacrol (simofenol), luteolina, ácido clorogénico e geraniol, principalmente) que faziam da madressilva um pouco um remédio para tudo o que tenha a ver com as vias respiratórias.
Normalmente tomava-se em infusão de flores secas.
A parte mais benéfica desta planta são as folhas que têm como principais propriedades as ações antitérmicas e anti-inflamatórias, sendo assim eliminam os agentes infecciosos daqueles que fazem uso dela. Além disso, a água aromática destilada de suas flores tem o poder de combater vômitos e espasmos no corpo.
As únicas partes que não devem ser aproveitadas da planta são os frutos, isso porque são venenosos e podem fazer muito mau ao organismo quando ingeridos.
Lendas e significado das flores da madressilva
O nome botânico desta flor significa "flor de cabra" e tem a ver com o romance pastoral do século II "Daphnis e Chloé", que eram dois amantes que vivem uma história de amor, mas estavam condicionados porque só se podiam ver quando a madressilva florescia, porque viviam muito longe.
Dáfnis e Cloé - Louise Marie-Jeanne Hersent-Mauduit
Dáphnis pergunta, então, aos deuses se podiam fazer com que a madressilva florescesse mais vezes, para poder estar mais tempo junto a Chloé e Eros, deus do amor, concede o desejo.
Shakespeare a mencionou com o nome de woodbine (madressilva-dos-jardins) em Sonho de Uma Noite de Verão (Midsummer Night's Dream).
Study_for_The_Quarrel_of_Oberon_and_Titania (Joseph Noel Paton)
Direitos: Sothebys
O significado da madressilva relaciona-se diretamente com a fraternidade. É especialmente usada para expressar o amor, sobretudo em laços de amizade ou de família.
Como símbolo da palavra empenhada, esta flor é associada aos casamentos.
A madressilva floresce em diversas cores de acordo com a espécie, e historicamente a cor da flor era utilizada para enviar mensagens. Exemplos:
Madressilva azul em ramo: forma de pedir perdão.
Madressilva vermelha em ramo: serviu para demonstrar amor em relação a um amigo, como não podia deixar de ser com esta cor.
Madressilva de cor coral em ramo: era enviado depois de receber um ramo de madressilva vermelho, se o receptor queria dizer que só pretendia amizade e nada mais.
Madressilva amarela em ramo: utilizava-se como sinal de que se terminava uma amizade devido a uma traição.
Madressilva rosa em ramo: utilizava-se para pedir perdão.
Madressilva atrai o amor, a boa sorte e dinheiro, significa gentileza, delicadeza. Ajuda a alma a se despir dos sentimentalismos, resgatando a capacidade que os indivíduos têm de sonhar e de transformar as situações, despertando interesse pelo momento presente e por novos desafios. Seu incenso e essência ajudam quando temos um projeto e não conseguimos nos envolver com ele.
Fontes:
Lilia Palmeira 2020
Kommentare