A Rosa é uma das flores mais populares no mundo. Vem sendo cultivada pelo homem desde a Antiguidade.
A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Celebrada ao longo dos séculos, a rosa, símbolo dos apaixonados, também marcou presença em eventos históricos importantes e decisivos. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. A flor pertence à família Rosaceae e o gênero rosa conta com mais de 100 espécies e milhares de variações.
Impacto cultural
A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia. Símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor). De acordo com o mito grego, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. Assim, na Antiguidade as rosas passaram a ser colocadas sobre os túmulos, sendo uma cerimônia chamada pelos antigos de “Rosália”.
Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores), quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, se transformaram em espinhos e, assim, segundo o mito diz ter sido criada a Rosa.
A Rosa é, igualmente, consagrada a Isis que é retratada com uma coroa de rosas. O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo.
Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa.
Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.
Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa.
No catolicismo romano a rosa é um componente simbólico do Santo Rosário. A palavra “rosário” deriva do latim rosarium que significa roseiral.
Os rumos dos ventos, termo que originou a Rosa dos Ventos, são conhecidos desde a Grécia Antiga. Eles tinham dois rumos, que aumentaram para oito tempos depois. Durante a Idade Média, esses rumos ganharam nomes relacionados com as localidades próximas ao Mediterrâneo: Tramontana (norte), Greco (nordeste), Levante (leste), Siroco (sudeste), Ostro (sul), Libeccio (sudoeste), Ponente (oeste) e Maestro (nordeste).
As rosas dos ventos mais completas, com 32 pontos, já se faziam presentes em mapas portulanos no século XIV. Inicialmente, ela tinha outros formatos, sendo que a sua composição atual em forma de rosa é creditada aos portugueses.
A rosa preenche o ser humano de admiração, tanto por sua beleza, tanto por sua simbologia, tanto pelo próprio impacto cultural. talvez seja por isso que a rosa também está presente na arte, incluindo a pintura, a música, o artesanato, o teatro e tantas outras mídias, é como se o ser humano encontrasse na rosa a inspiração necessária para construir algo ou apenas para contemplar sua beleza.
As rosas e o seu simbolismo
Na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher. A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz: "Como a regeneração é a chave para a existência espiritual ... fundou seu simbolismo sobre a rosa e a cruz, que tipificam a redenção do homem pela união dos seus inferiores de natureza temporal, com seu alto natureza eterna".
É um símbolo da Pedra Filosofal, o produto chave do alquimista.
Outros simbolismos
Rosas amarelas: diz-se que podem significar amor por alguém que está a morrer, ou um amor platónico, ou amizade
Rosas azuis: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore, em algumas culturas ela tradicionalmente significa mistério ou a busca _ ou o alcance do impossível
Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
Rosas champanhe: admiração, simpatia
Rosas coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
Rosas coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
Rosas cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental - ver cor-de-rosa)
Rosas vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
Rosas vermelhas com amarelas: felicidade
Rosas vermelhas com brancas: harmonia, unidade
Rosas laranjas: entusiasmo e desejo
Rosas vermelhas bordeaux: beleza inconsciente
Rosas azuis: confiança, reserva, harmonia e afeto
Rosas verdes: esperança, descanso da juventude e equilíbrio
Rosas violeta: calma, autocontrole, dignidade e aristocracia
Rosas pretas: separação, tristeza e morte
Rosas cinzentas: desconsolo, aborrecimento e velhice.
Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual, carnal, virginal. Símbolo da pureza a rosa possui suas propriedades não só simbolicamente, mas é aproveitada na medicina, para perfumes, culinária, entre outros atributos. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.
Os perfumes...
Na perfumaria aparece tanto em produtos simples e cotidianos como o Leite de Rosas, lançado em 1929 e assinado por Francisco Olympio de Oliveira, até Deo Colônias como a Kiss Me Rosa Marcante da Eudora, até perfumes florais como o Boss Ma Vie Pour Femme Runway Edition de Hugo Boss, o 214 Rose Magnifique de O Boticário, fragrância assinada por Alienor Massenet, ou o Rose Elixir Precieux de Christian Dior assinado pelo perfumista François Demachy.
Muito mais poderia dizer... mas, para finalizar fico com duas citações básicas:
"Você pode se queixar porque a rosa tem espinhos ou se alegrar porque os espinhos tem rosas."
- Altered You!: Alter Your Style ... Your Stuff ... Your Space! de Karin Buckingham
"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."
- O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry
Fontes:
Saber na Rede
Lília Palmeira 2020
Comentários