TASSEOGRAFIA - VOCÊ CONHECE?
- Lília Palmeira

- 5 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Tasseografia (também conhecida como Tasseomancia ou Tassologia, (Tasseologia) é um método de adivinhação ou leitura de sorte que interpreta padrões em folhas de chá, borra de café ou sedimentos de vinho.

Os termos derivam da palavra francesa tasse (xícara), que por sua vez deriva da palavra árabe emprestada para o francês tassa, e dos sufixos gregos -grafo (escrita), -logia (estudo de) e -mancia (adivinhação).
"Tasse" ou "tass" é, em verdade, uma raiz árabe, que significa uma pequena xícara ou cálice.
Na prática mais moderna, resíduos de outras bebidas, como chocolate quente, cerveja ou o suco também pode ser lido e interpretado.

Teimancia
Embora a tasseografia seja comumente associada aos adivinhos ciganos, a tradição da leitura das folhas de chá surge independentemente da Ásia, Oriente Médio e Grécia Antiga.
A tasseografia moderna também foi associada aos escoceses, irlandeses e culturas em toda a Europa Oriental.
A tasseografia ocidental pode ser associada a videntes europeus medievais que desenvolveram suas leituras a partir de respingos de cera, chumbo e outras substâncias derretidas.
"O significado da onipresença, transculturalidade e difusão histórica do chá, do café e da leitura de sedimentos pode estar relacionado ao desejo humano primordial de se compreender. Assim como a análise psicológica cresceu prodigiosamente durante a era vitoriana, a tasseografia se popularizou como um jogo de salão. Mas a prática se distingue de adivinhação amorfa, mística, oculta ou outras atividades mágicas. Especificamente, a tasseografia não é uma aplicação de magia, mas sim uma ferramenta para acessar o subconsciente, aplicando meditação para reconhecimento de padrões e simbolismo." Rosemary Guiley
"A tasseografia pode ser uma ferramenta meditativa poderosa, fornecendo insights sobre o subconsciente do leitor. O significado do simbolismo no estudo psicológico encontra fundamento teórico de Platão até Karl Jung. Do ponto de vista sociobiológico moderno, procedimentos como beber com a mão oposta podem coordenar a atividade do cérebro direito e esquerdo para estimular a resolução criativa de problemas. O bom senso indica que desacelerar para enfocar e organizar os próprios pensamentos é uma metodologia eficaz de resolução de problemas.
O processo de tasseografia estimula a imaginação para criar interpretações e soluções individualizadas."
Desde tempos imemoriais, as pessoas procuram e se voltam umas para as outras em busca de perspectiva, segurança, direção e clareza, e é aí que um bom leitor pode ajudar a revelar a orientação que aparece.





Comentários