"Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude,
medida a partir da linha do equador".
Crédito: Getty Images/iStockphoto
Direitos autorais: Björn Buxbaum-Conradi
O Solstício de Inverno traz a noite mais longa do ano e é a partir deste dia que o Sol volta cada vez mais forte, para chegar ao seu ápice no solstício de verão.
Como já foi dito aqui, sua data não é fixa, pois depende das correspondências astronômicas, astrológicas e climáticas de cada ano.
A época do Solstício de Inverno é uma imagem do retorno de toda nova vida.
Simbolismo Este é um período de recolhimento, avaliação, purificação, renovação e celebração. É o momento do ano que marca o retorno da luz no sentindo real e simbólico, pois a partir desta noite o sol fica mais forte no céu, e os dias se tornam gradualmente mais longos. É a época em que a natureza está adormecida, e em que muitas plantas morrem, o fim do que foi plantado, mas também é o momento de fertilizar o solo para o plantio na primavera. Recolhimento – Momento de quietude, introspecção e propício a observação dos sonhos. O inverno favorece o recolhimento, o “entrar para dentro” buscando a sabedoria interior e o auto desenvolvimento. Na quietude podemos alcançar a compreensão de nossas vidas e do nosso “caminhar” no mundo, o que estamos construindo e o que necessita de maior dedicação. Avaliação – Período favorável para revermos os nossos valores e os nossos propósitos, além das coisas que realmente são importantes na nossa vida, visando os dias que estão por vir. Também é um momento oportuno para avaliarmos o que aprendemos até agora, o que conquistamos e quais as mudanças que são necessárias em nossos caminhos. Purificação – Momento para nos desfazermos daquilo que já não nos serve mais, seja fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente; nos libertarmos de velhos padrões emocionais, acontecimentos passados que influenciam negativamente o momento presente e de tudo o que não é saudável em nossas vidas. Propício para queimarmos simbolicamente tudo o que não serve mais e, dessa forma, abrirmos espaço para o novo, trazendo mais equilíbrio e objetividade para as nossas vidas. Renovação – O fogo transmutador traz a simbologia da luz como indicador de renovação. Após a purificação, autoavaliação e recolhimento, vem a Renovação de nossa força interior, de nossos objetivos e das nossas esperanças. A partir deste momento estaremos abertos para o novo.
Celebração – Celebrando o renascimento interno e externo homenageamos o amor, bem como a unidade coletiva do homem; contemplação da importância do Sol para vida.
Comments