DE UMA OBRA PRIMA ROSACRUCIANA,
UM MAGNÍFICO BARALHO DE SABEDORIA ATEMPORAL
A Sibila do Coração é um baralho de 40 figuras enigmáticas projetadas por um seguidor dos Rosacruzes, o teólogo alemão Daniel Cramer. Os emblemas foram publicadas pela primeira vez, em 1617, e tornaram-se hoje um baralho de adivinhação: um “jogo” para investigar a si mesmo e sentimentos de outras pessoas.
Em 1617 Lucas Jennis, o editor alemão de vários livros Rosacruz, decidiu publicar um tratado intitulado Societas Jesus et Rosae Crucis Vera (A Verdadeira Sociedade de Jesus e a Rosacruz), escrita pelo teólogo Daniel Cramer.
Jennis pediu para o gravador suíço Rudolph Mayr, para criar um emblema para cada um dos 40 capítulos do livro.
O tema deste trabalho é o coração, considerado a sede das emoções humanas, mas também um símbolo de humores que envolvem todas as pessoas no curso de sua existência no mundo material.
Os emblemas de Cramer, ilustram como o coração sofre vários processos e experiências através de 40 etapas. Assim, podemos ver nestas imagens um exemplo de exercício de meditação dos Rosacruzes; é um “trabalho interior”, que cada mulher e cada homem pode desenvolver colocando-se em única colocando-se em relação profunda com seu centro espiritual.
COMPOSIÇÃO
Como observado por Adam McLean, o simbolismo destes 40 emblemas se assemelha a certos alegorias alquímicas. De fato, em algumas imagens, podemos ver o coração colocado num forno, ou é pesado numa balança.
Em alguns estágios, vários tipos de plantas crescem a partir do coração. Em outros, o coração é libertado de vários tipos de servidão e limitações.
Estes emblemas foram reservados para um pequeno número de iniciados às doutrinas dos Rosacruzes até que um aluno de simbologia que ele percebeu o potencial.
ENTRE MEDITAÇÃO E ADIVINHAÇÃO
No livreto que acompanha a Sibila do Coração, Giordano Berti escreveu que durante a sua pesquisa histórica no livro de Daniel Cramer, algo completamente inesperado aconteceu.
Berti foi arrumar sua coleção de antigo cartas de adivinhação quando sua atenção foi atraída pela semelhança de alguns emblemas de Cramer com figuras de Petit Lenormand.
Depois de um estudo cuidadoso de todas as ilustrações, Berti teve a idéia de criar, com os emblemas de Cramer, um novo baralho baseado no símbolo do coração. A partir daqui vem o título A Sibila do Coração dado a este trabalho.
Em suma, Berti decidiu fazer 40 cartas com títulos em seis línguas e, para o uso prático, confiou o trabalho a uma amiga, Mme Odete Lopes, considerado uma dos maiores especialistas do mundo na adivinhação com o Baralho Lenormand. Junto com Mme Lopes e outro colaborador, Vincenzo Lucifora, Berti discutido como organizar o deck para que o público contemporâneo possa facilmente entender e usar.
Ao mesmo tempo, ele pediu a um artista búlgaro, Stilyan Stefanov, para pintar as 40 emblemas em conformidade com o seu estilo original.
Simultaneamente, a designer Letizia Rivetti projetou a gráfica elegante para as cartas e uma maravilhosa caixa vermelha brilhante em forma de livro.
Como todas as obras produzidas por RINASCIMENTO, mesmo a Sibila do Coração é uma verdadeira jóia, produzido em um número limitado de cópias: uma jóia cujo valor irá aumentar ao longo do tempo.
Edição multilingue: palavras-chave sobre as cartas estão em Italiano, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Português.
Tamanho de cada carta: 120 × 80 milímetros
Gráficos: ArtStudioLetizia
CAIXA
DELUXE: em forma de livro (155 x 120 X 40 mm), projetado pela designer de arte Letizia Rivetti. Interior de veludo vermelho. Cobertura da caixa, no papel marmoreado vermelho com inserções de metais.
STANDARD: caixa simples (135 x 90 x 40 mm). No papel marmoreado vermelho com inserções de metais. Feitos à mão por “RINASCIMENTO – Italian Style Art”.
MANUAL
64 páginas (134 x 90 mm), com ilustrações em preto e branco dos 40 emblemas originais e as esquemas de adivinhação.
O manual está disponível em quatro versões: Italiano, Inglês (tradução por Vic Berti), Português (tradução de Odete Lopes) e alemão (tradução por Susanne Ziztl).
CONTEÚDO DO MANUAL
p.1 – Os emblemas Rosacruzes e a Sibila do Coração, Giordano Berti
p.11 – Como usar a Sibila do Coração, por Odete Lopes e Vincenzo Lucifora
p.14 – Palavras-chave, Resumo da carta e algumas combinações
p.54 – Introdução aos métodos de adivinhação
p. 56 – Método dos Dois
p.60 – Método dos Três
p. 63 – O Tabuleiro, ou Grand Tableau
Texto originalmente publicado em Rinascimento Italian Art
Comments