O método Ogâmico das Cinco Províncias ou Forfedha
Dia dhaoibh!
Este é um método ogâmico baseado nas cinco províncias Irlandesas que são posteriores as cinco míticas tribos, com exceção dos Goidélicos (os Irlandeses derivam destes), além de tipificar os cinco ditongos que foram incluídos tardiamente no alfabeto ou mais precisamente “código” das Árvores ou fedha no velho Irlandês.
Tecnicamente, esses cinco ditongos foram colocados pelos bardos medievais como uma representação do mundo em que nós vivemos, sendo sempre dividido entre os quatro quadrantes mais o centro ou mide.
Para concluir, estes ditongos são chamados no Irlandês antigo de forfedha (as cinco letras ou árvores adicionais) que antes de serem partícipes do código arbóreo, são a representação cosmológica Bárdica. Portanto, o arithmo 5 é de fato assim como o 9, de grande importância na Cosmologia Céltica, sendo ambos uma chave para sua manifestação.
Mide/Rige – O Reino do Choupo ou Bosque (ea)
(em algumas correntes célticas pode ser também ch ou kh).
O Reino é o centro da Irlanda. É também o Reino da Deusa Tailtiu, uma personificação da própria Irlanda. No contexto geral está representando o ‘centro do mundo’.
Indica o foco ultimal, o início e fim de todo entendimento, sendo o ponto de referência para toda leitura das Cinco Províncias.
Um forfide lançado no Reino de outro forfide, tecnicamente indica um acúmulo de energia adicionada a estresse e ansiedade.
Madressilva no Reino de Mide ou Choupo.
O primeiro arbusto plantado pela Deusa Babh no ano de 2020.
O arbusto plantado neste Reino Central foi a Madressilva (Uileand em gaélico), o que direciona 2020 para um ano de conclusões aliadas a ações organizadas que demandam seriedade e disciplina. Não há desordem quando se planta a madressilva, ela é um arbusto organizado e bem distribuído. E suas flores são de um odor refrescante, e assim deverá ser sua vida caso saiba lidar com todos os prognósticos & diagnósticos dos Reinos anteriores.
Por ser um forfide lançado (plantado) no Reino de outro forfide, os aspectos serão sempre mais tensos e com muito mais desafios do que se fosse um fide (consoantes & vogais) que tendem a direcionar seus efeitos como advertências ou mesmo sintomas de um período, mas sem aquela urgência como um forfide (ditongo) exalta numa Previsão Céltica Florestal.
A Madressilva urge que você faça da determinação a sua força para equilibrar seus conceitos, suas ações e focar na sua busca pessoal em ser mais realizado e integrado do que nos anos anteriores. Não saia se arriscando de qualquer maneira em cada desafio que surgir a sua frente. Uileand sugere que trace metas e organize seu calendário. Faça cada coisa de maneira pensada, ainda que a intuição lhe guie. Navegar nesses mares da mudança, não é algo fácil, mas é preciso. Lance seu estandarte onde está a insígnia da Verdade, pois ela é sua maior proteção em 2020. Saiba que cada pensamento, palavra e ação sua terá proporções quando forem lançadas ao mundo. Não se deve esquecer que toda causa sempre terá um efeito. Portanto, lance com os pés no chão, com base naquilo que você está colocando para o mundo, porque muitas pessoas serão alcançadas com sua mensagem.
Faça de 2020 o seu maior rastro para que outros possam ser ajudados segundo as circunstâncias dadas, e geralmente, quando a Verdade é a essência desse rastro, somente os íntegros e sinceros buscadores é que partirão para o caminho lançado.
Palavras-Chaves: Equilíbrio, Verdade e Essência.
Orientação: Proceda com cuidado e paciência.
Seis – O Reino da Haste (oi)
(em algumas correntes célticas pode ser também th)
É o Reino da Harmonia ou da Música.
É onde está gravada a spada de Lugh Lanfhada.
Também é o Reino do Mestre Uscias de Finias.
Indica algo que aconteceu em um determinado período do passado, ou seja, este Reino representa o passado distante.
Espinheiro Branco no Reino de Seis ou Haste.
A segunda árvore plantada pela Deusa Babh tipifica Infortúnio na Harmonia gera Desarmonia
A árvore plantada neste Reino do Passado foi o Espinheiro Branco (Cratægus oxyacantha). Em gaélico é chamada de Huath ou Uath.
No folclore britânico o Espinheiro é geralmente dito ser um “sinal de má sorte” ou “azar” como dizem no Brasil. Os antigos bretões e goidélicos diziam que destruir ou arrancar sem a devida permissão das hamadríades dessa árvore, com certeza trará um grande desastre ao responsável pelo ato. Na Irlanda, os galhos do Espinheiro crescem frequentemente entorno ou sobre uma fonte (assim como fazem os galhos da Aveleira), e os mesmos são objetos de certos cultos e rituais que envolvem pedaços de pano tirados de roupas ou de algum outro tipo de uso da pessoa em questão e que são pendurados nos galhos de um Espinheiro. Isso é feito geralmente no início do mês de maio que é regido por Huath (Espinheiro Branco). O Espinheiro mais famoso é o de Glastonbury Tor, cuja lenda está atribuída ao Espinheiro plantado por José de Arimatéia através do seu cajado em Wearyall Hil.
O conceito do H-fide é muito claro, porque significa o conceito de limpeza e restrição sob certas condições. A limpeza aconselha o afastamento e a remoção daquilo que enfraquece você. O Espinheiro Branco também insere a ideia de auto sacrifício que poderá leva-lo a um tipo de melhoria em sua vida. Mas existe o outro lado da moeda, há também uma advertência quanto a perda de fortunas ou eventos que o levem a má sorte. Huath aconselha para 2020 certas restrições, ou seja, mantendo-se para si mesmo a sua própria companhia e subsistência.
Durante períodos de incertezas será necessária uma espécie de prelúdio de atividade mental que manifestará suas ações de maneira positiva, desde que sua mente esteja focada nos deveres que virão. Junto com essa incerteza em sua vida, virá um tempo de isolamento, contudo, nessa solidão você alcançará a força necessária para superar qualquer infortúnio, caso tudo isso seja realmente entendido. Haverá alguma perturbação no fluxo normal da vida para muitos em 2020, dificultando o padrão de vida em termos sociais, econômicos e principalmente no âmbito psíquico-emocional. Um dos grandes desafios do H-fide é a enorme tendência a avançar rapidamente, todavia haverá uma necessidade de gestação e paciência que deverá ser a chance para sua vida. Nessa gestação do Espinheiro Branco, existirá uma inatividade forçada que dará surgimento a novas oportunidades. Huath desafia você em superar os seus medos internos para alcançar o sucesso, que secretamente sabota seus próprios esforços devido a perda de auto estima e autovalorização, que foram incutidos de várias formas, desde sua tenra infância. Determinados fatores do passado podem eclodir nesse momento, como num estouro, onde desafios passados que não foram superados ou mesmo que não foram apreendidos como uma espécie de ensinamento, levou você ao mesmo ponto de antes, e tudo, mais uma vez, novamente se repete. Talvez por medo, teimosia ou rebeldia questões do seu passado retornam com mais violência e sob nova roupagem. Não há outro meio senão apreender o que surgirá das sombras e escombros passados, e trabalha-lo de maneira constante e com determinação triplicada para sua superação. Use a criatividade para os momentos desafiadores que poderão surgir, e mantenha seu foco nas suas ações diárias que serão muitas em 2020.
Palavras-Chaves: Infortúnio e Paciência.
Orientação: Se manter afastado durante certo tempo.
Fis – O Reino da Madressilva (ui)
(em algumas correntes célticas pode ser também ph, pe ou p).
É o Reino do Aprendizado ou Consciência.
É onde está gravado o Caldeirão de Dagda.
Também é o Reino do Mestre Semias de Murias.
Indica o desenvolvimento de um passado recente.
Salgueiro no Reino de Fis ou Madressilva.
A terceira árvore plantada pela Deusa Babh tipifica Intuição na Aprendizagem gera Astúcia.
A árvore plantada neste Reino do Passado Recente foi o Salgueiro (Salix alba). Em gaélico é chamada de Sail ou Saille.
O Salgueiro é uma árvore que habita solos úmidos, muito em questão disso, algumas vezes é considerada uma árvore lunar e com personagens divinos que possuem forte associação com a Lua, como o Deus Semias que é o mestre da Sabedoria e o original protetor do Caldeirão do Conhecimento na cidade Transcendental de Murias no Ocidente que de maneira sincrônica é o Mestre desse Reino, o Reino de Fis. Semias deu o seu Caldeirão para Dagda, a indicar uma transformação do mito, segundo a passagem das Eras. Entre as Deusas, Scathach, a Deusa da ilha de Skye, que ensinou a Setanta as artes do sexo, da luta, da advinhação e da sabedoria. Após sua Iniciação ao se tornar mestre dessas artes, Scathach aprova o seu nome iniciático, CúChulainn.
Eis que S-fide é forte sinal da intuição e imaginação, que são sussurradas no seu coração. O Salgueiro traz uma forma mais abrangente e poderosa de prever ou se antever aos eventos, sejam positivos ou não. 2020, será um ano para se usar a astúcia e a habilidade sutil de perceber os padrões que se estabelecem entre o invisível e o visível. Tudo o que acontece em sua vida não é por acaso, uma vez que todo ser humano deveria aprender a ler os sinais em sua inteireza. Como o Reino da madressilva remete ao passado recente, por volta de três anos passados no máximo, é notório que Saille inspira o correto uso da percepção no dia-a-dia, e principalmente nos eventos que poderão acarretar desafios para que transpasse da melhor maneira possível. Cada desafio experimentado e superado, conta enormemente em seu horizonte de eventos, isto quer dizer, mais experiência é adquirida na escola da vida. Costumeiramente na adivinhação ogâmica, o Salgueiro indica que há perigos invisíveis que espreitam você e aqueles que você ama. Você terá alguma coisa a aprender profundamente com o mundo invisível, os planos interiores, as marés astrais internas e externas e com entidades femininas, principalmente aquelas que vivem em fontes, rios e oceanos. Caso haja momentos difíceis em 2020, o seu maior desafio será se adaptar as novas condições que podem permear uma crise interna ou externa. De qualquer maneira, você não poderá mais ocultar aspectos de sua personalidade, uma vez que esse ocultamento o faz ignorante de você mesmo, a ser assim, o maior perdedor não serão os outros, mas você. Num contexto bem amplo, o S-fide traz boa sorte, força para vencer os obstáculos e determinação extra para os desafios que surgirão. Dê o seu melhor!
Palavras-Chaves: Intuição e sutileza.
Orientação: Ganhe equilíbrio em sua vida.
Cath – O Reino da Groselheira (io)
É o Reino do Conflito ou da Batalha.
Onde está gravada a Pedra de Eriu.
Também é o Reino do Mestre Morfessa de Falias.
Indica coisas ou influências que poderão prover resistência e conflito em um futuro próximo ou no presente.
Macieira no Reino de Cath ou Groselheira.
A quarta árvore plantada pela Deusa Babh tipifica Eternidade em Conflito gera Dúvida.
A árvore plantada neste Reino do futuro próximo ou presente foi a Macieira (Pyrus malus). Em gaélico é chamada de Queirt ou Quert.
A maçã e a Macieira são de grande importância na simbólica céltica. No mito Britônico, ela é associada ao Outro Mundo na forma de Avalon – a Ilha das Macieiras, conhecida entre os Irlandeses como Emain Ablach. Avalon foi muito esmiuçada no romance Brumas de Avalon da falecida escritora Marion Zimmer Bradley. A maçã é geralmente muito doce e rica em proteínas. A partir do seu suco pode se fazer o hidromel, bebida na qual possui uma profunda ligação com o Outro Mundo.
O Q-fide é usado como pronuncia alternativa para o som do C. Há algumas correspondências em determinados estudos ogâmicos com o C-fide (Coll – Aveleira) que também seria válido para Queirt. A Macieira corresponde ao Deus Oculto que habita os Planos Interiores a espera do seu Despertar.
Q-fide representa a beleza e eternidade, uma espécie de perfeição simétrica a indicar Juventude e Vitalidade mesmo além da morte. Existe um link vital para o Outro Mundo, outra designação para os Planos Interiores, a fim de mergulhar nos reinos internos onde há presença do Deus Oculto se faz presente, mas isso requer coragem e a capacidade de enfrentar seus medos. O momento para 2020 vai requerer a viver com intensidade, e buscar a beleza das coisas internas e externas mesmo em meio aos desafios e provas. O fruto poderá ser deliciado, no entanto, o seu conteúdo também pode ser a loucura, mas isso vai depender dos seus anseios e de suas dúvidas. O Anelo com seu Deus Oculto está sempre presente em suas encarnações, basta provar do Vinho dos Amantes, que tem sua origem no Outro Mundo onde está a Macieira da Deusa Morrigu.
Seus esforços para 2020 deverão ser equilibrados e cheios de vigor, mas não esqueça de que certo ceticismo saudável deverá ser mantido. No próximo ano o maior desafio que a Macieira poderá implicar é a tendência em dividir a atenção, o que poderá leva-lo a dispersão e a não conclusão de suas tarefas.
Após o Equinócio de Outono de 2020, tente se divertir com mais paixão, amplitude e mais uma vez, usando sua criatividade. Em momentos confusos e duvidosos, ouça uma boa música, pois algumas vezes as harmonias das notas podem estabelecer uma conexão com os Planos Interiores e assim, você poderá ouvir secretamente, Aquela que o chama.
No contexto mais coletivo, algo está oculto por bastante tempo e que poderá ser revelado de maneira brusca. Q-fide fala para se ter cuidado com a saúde sob diversos aspectos, principalmente com formas ocultas de doenças que ameaçará o bem estar das pessoas como um todo.
Palavras-Chaves: Intuição e sutileza.
Orientação: Deve ser feita uma escolha.
Blath – O Reino da Faia (ae)
É o Reino da Prosperidade ou Bem-Estar.
Onde está gravada a Lança de Nuada.
Também é o Reino do Mestre Esras de Gorias.
Indica a manifestação final da questão através das influências de cada Reino.
Reflete o assunto em questão conferindo algum parâmetro do que pode acontecer em um futuro imediato.
Tojo ou Carqueja no Reino de Blath ou Faia.
A quinta árvore plantada pela Deusa Babh tipifica Sabedoria na Prosperidade gera Segurança.
O arbusto plantado neste Reino que reflete a questão nesse exato instante foi o Tojo (Ulex europæus). Em gaélico é chamada de Onn ou Ohn.
A carqueja europeia ou tojo é um arbusto de crescimento baixo, e costuma estar sempre verde independente da estação. Suas folhas caem de maneira frequente e são bem pequenas. A carqueja europeia (possui relação com a família da carqueja brasileira – Baccharis trimera) possui grande fragrância quando floresce. Sua flor atrai muitas abelhas, e isso representa no contexto folclórico das Ilhas o poder do amor e de sua atração, indicando quando a carqueja desabrocha suas flores é chegada a hora da atração de um amante para dar início aos mistérios do amor e do sexo.
Ogma, o criador do alfabeto arbóreo, é o Deus Irlandês para O-fide. Ele é o Deus da força e da eloquência e possui total poder na escrita e nas palavras.
A carqueja é um sinal da reunião de tudo que é doce e das coisas realmente valorosas. 2020 será após um ciclo completo do ano, o momento de reunir toda experiência adquirida em meio as dificuldades do ano pelas quais passou, aquele verdadeiro manjar dos deuses que surge no seu banquete após um duro trabalho realizado no seu Bosque Interior. Forte influência divina poderá ser captada caso esteja com sua percepção trabalhada e perceber enfim, que após duras batalhas chegam genuínas benções dos deuses. Quando esse momento chegar (mais para o final do 2º semestre), você poderá sentar de novo, descansar e reunir todas as coisas que estavam desconectadas de sua vida (na verdade você delas!) para chegar num novo entendimento, assim, novos paradigmas fluirão em seu ser, que o levará a perceber não mais as coisas que você gostaria que fosse pela ilusão da zona de conforto, mas como elas realmente são após a sua aventura nos mundos internos como fez os filho pródigo em outros contos. Será o momento da síntese, reunir tudo que sobrou de você nessa jornada de 2020, e talvez, leva-lo a uma mudança radical em sua abordagem referente a vida aos assuntos que cercam tanto você como indivíduo, assim como as pessoas que você convive, a resumir, o coletivo.
O principal desafio do Tojo será a tendência a dispersar seu foco e concentração devido a reunião de muita informação ou material que geralmente são contraditórios ou mesmo enganadores (fake news!), portanto preze pelo seu maior objetivo, assim como as abelhas fazem. Tenha discernimento com a chegada de novas informações, e analise-as se são verdadeiras ou que possuem alguma conexão com seu momento. Não perca seu tempo com coisas que possa dispersar sua mente, seu foco. Cuidado com o que é dito nas redes sociais, há muita desinformação!
A mensagem que o Tojo ou Carqueja deixam no final desse percurso é que assim como as abelhas que trabalham de maneira equilibrada e sincrônica entre elas para servir a sua Rainha com poderoso mel, da mesma forma o ser humano deverá trabalhar concomitantemente para o seu bem estar e do próximo, independente se não se conhecerem pessoalmente. Obviamente as redes sociais facilitam novos encontros que poderão se tornar profundas amizades.
O Tojo prevê um legado para o mundo, mas que poderá vir através de muito sacrifício (sacro-ofício) e determinação. Tenha sempre a VERDADE como proteção.
Palavras-Chaves: Sabedoria e síntese.
Orientação: Informação que poderá mudar a sua vida.
Boa sorte em 2020.
Go n-éirí an t-ádh leat i 2020
Druis Cailiacos Daruogenos.
Cláudio Carvalho
Comments